Principal Configurações iniciais Parametrizando o seu ambiente

Parametrizando o seu ambiente

Última atualização em Aug 13, 2025

Neste artigo, você vai aprender como realizar as configurações iniciais do seu ambiente dentro do RDObras, ajustando o sistema às necessidades da sua empresa.

▶️ A seguir, você poderá assistir a um vídeo demonstrando o passo a passo completo dessas configurações!

Acessando os parâmetros do ambiente

Para começar, vá até o menu lateral e clique em “Parâmetros”.

Nessa área, você encontrará configurações relacionadas a:

  • Unidades de Medida

  • Configurações do RDObras

  • Configurações da Integração com o Omie

Unidades de Medida

O RDObras já vem com várias unidades de medida pré-cadastradas. No entanto, você pode cadastrar novas unidades, se necessário.

Como cadastrar uma nova unidade:

  1. Clique no botão “+” no canto inferior direito;

  2. Selecione “Nova unidade de medida”;

  3. Preencha os campos:

    • Descrição

    • Sigla

    • Unidade relacionada (caso exista)

    • Status (ativa ou inativa)

  4. Clique em Salvar.

Feito isso, sua nova unidade de medida está cadastrada no RDObras.

Configurações RDObras

Na aba “Configurações”, você poderá ajustar o comportamento do sistema de acordo com as particularidades da sua empresa. Aqui estão alguns exemplos:

  • Cálculo de depreciação e manutenção de equipamentos – Escolha se será exibido no orçamento e no projeto ou apenas no orçamento.

  • Cálculo de mão de obra – Escolha se será exibido no orçamento e no projeto ou apenas no orçamento.

  • Faturamento direto – Defina se esse custo será considerado no resumo financeiro e se irá atualizar os custos das composições automaticamente.

  • Composições – Escolha entre truncar ou arredondar valores.

  • Requisições – Habilite ou desabilite o uso do processo de cotação.

  • Outras configurações – É possível definir o fuso horário da empresa.

Após qualquer alteração, lembre-se de clicar em Salvar para aplicar as mudanças.

Configurações Omie

Na aba “Configurações Omie”, você poderá configurar a integração entre o RDObras e o seu sistema Omie.

Alguns exemplos de configurações:

  • Locais de estoque

  • Confirmação automática de notas fiscais no RDObras e envio para o Omie

  • Departamento padrão da empresa

Associação de Categorias

A aba “Categorias” é essencial para integrar corretamente os dados financeiros entre o Omie e o RDObras.

Aqui, você fará a associação entre as categorias do plano de contas do Omie e as famílias de custos do RDObras.

Por que isso é importante?
Essa associação garante que os custos sejam exibidos corretamente nos relatórios financeiros e no detalhamento do projeto.

Como fazer:

  1. Acessar a aba "Categorias";

  2. O RDObras irá importar automaticamente suas categorias do Plano de Contas do Omie;

  3. Clique em cada categoria;

  4. Associe-a à família de custos correspondente no RDObras;

    Caso alguma categoria não seja utilizada, ela pode ficar em branco

  5. Por fim, salve a associação realizada.

Quer ocultar alguma categoria do resumo financeiro?

  • Selecione a categoria;

  • Na opção “Exibir no Resumo Financeiro dos Projetos”, marque como “Não”;

  • Essa categoria não será exibida no quadro de custos previstos x realizados dentro dos seus projetos.

Prontinho! Com essas configurações, seu ambiente estará pronto para refletir a realidade da sua empresa, otimizando o uso do RDObras.