Neste artigo, você vai aprender como realizar as configurações iniciais do seu ambiente dentro do RDObras, ajustando o sistema às necessidades da sua empresa.
▶️ A seguir, você poderá assistir a um vídeo demonstrando o passo a passo completo dessas configurações!
Acessando os parâmetros do ambiente
Para começar, vá até o menu lateral e clique em “Parâmetros”.

Nessa área, você encontrará configurações relacionadas a:
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Unidades de Medida
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Configurações do RDObras
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Configurações da Integração com o Omie
Unidades de Medida
O RDObras já vem com várias unidades de medida pré-cadastradas. No entanto, você pode cadastrar novas unidades, se necessário.
Como cadastrar uma nova unidade:
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Clique no botão “+” no canto inferior direito;

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Selecione “Nova unidade de medida”;

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Preencha os campos:
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Descrição
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Sigla
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Unidade relacionada (caso exista)
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Status (ativa ou inativa)

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Clique em Salvar.

Feito isso, sua nova unidade de medida está cadastrada no RDObras.
Configurações RDObras
Na aba “Configurações”, você poderá ajustar o comportamento do sistema de acordo com as particularidades da sua empresa. Aqui estão alguns exemplos:
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Cálculo de depreciação e manutenção de equipamentos – Escolha se será exibido no orçamento e no projeto ou apenas no orçamento.
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Cálculo de mão de obra – Escolha se será exibido no orçamento e no projeto ou apenas no orçamento.
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Faturamento direto – Defina se esse custo será considerado no resumo financeiro e se irá atualizar os custos das composições automaticamente.
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Composições – Escolha entre truncar ou arredondar valores.
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Requisições – Habilite ou desabilite o uso do processo de cotação.
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Outras configurações – É possível definir o fuso horário da empresa.

Após qualquer alteração, lembre-se de clicar em Salvar para aplicar as mudanças.

Configurações Omie
Na aba “Configurações Omie”, você poderá configurar a integração entre o RDObras e o seu sistema Omie.
Alguns exemplos de configurações:
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Locais de estoque
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Confirmação automática de notas fiscais no RDObras e envio para o Omie
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Departamento padrão da empresa

Associação de Categorias
A aba “Categorias” é essencial para integrar corretamente os dados financeiros entre o Omie e o RDObras.
Aqui, você fará a associação entre as categorias do plano de contas do Omie e as famílias de custos do RDObras.
Por que isso é importante?
Essa associação garante que os custos sejam exibidos corretamente nos relatórios financeiros e no detalhamento do projeto.
Como fazer:
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Acessar a aba "Categorias";

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O RDObras irá importar automaticamente suas categorias do Plano de Contas do Omie;

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Clique em cada categoria;

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Associe-a à família de custos correspondente no RDObras;

Caso alguma categoria não seja utilizada, ela pode ficar em branco
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Por fim, salve a associação realizada.

Quer ocultar alguma categoria do resumo financeiro?
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Selecione a categoria;
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Na opção “Exibir no Resumo Financeiro dos Projetos”, marque como “Não”;
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Essa categoria não será exibida no quadro de custos previstos x realizados dentro dos seus projetos.

Prontinho! Com essas configurações, seu ambiente estará pronto para refletir a realidade da sua empresa, otimizando o uso do RDObras.