Neste artigo, você vai aprender como realizar o cadastro da sua Jornada de Trabalho no RDObras
▶️ A seguir você poderá visualizar um vídeo demonstrando o cadastro da jornada de trabalho!
Acessando o módulo “Mão de Obra”
O primeiro passo é acessar o menu lateral do sistema e então selecionar a aba "Mão de Obra".

Configurando as Jornadas de Trabalho
Antes de cadastrar os colaboradores, é necessário definir quais jornadas de trabalho sua empresa utiliza. Para isso:
Acesse a aba "Jornadas de Trabalho".

Aqui você pode definir uma jornada padrão, que será aplicada a todos os colaboradores, ou se necessário, criar várias jornadas diferentes.
Para criar uma Jornada Padrão vamos selecionar o botão "Jornada Padrão" no canto superior direito da tela.

Para criar novas jornadas, clique no botão “+” no canto inferior direito e selecione "Nova Jornada de Trabalho".

Preenchimento das jornadas
Tanto para a jornada padrão como para as demais jornadas, o próximo passo será definir os horários de entrada e saída para cada turno.
Para isso vamos informar o horário de entrada e saída dos colaboradores e qual o intervalo referente a essa jornada. Feito isso, o sistema calcula automaticamente a jornada diária e semanal.

Após isso, será o momento de definir a partir de qual horário o adicional noturno deve passar a incidir, caso o colaborador ultrapasse a sua jornada.

Posteriormente, é o momento de definir o turno noturno, caso sua empresa possua.

Horas Extras
E então, agora definiremos os percentuais de horas extras adotados pela sua empresa.
O campo "1° Extra" se refere as horas extras que passam a incidir após o termino da jornada definida.

O campo "2° Extra a partir" e "2° Extra" estão relacionados a necessidade de um aumento do percentual de horas extras a partir de uma certa quantidade de horas extras realizadas. Um exemplo seria:
O seu colaborador recebe 50% de horas extras após ultrapassar o termino da jornada definida, entretanto, caso ele ultrapasse mais de 3 horas, esse percentual passa a ser de 100%.

Caso esse cenário não faça sentido para a sua empresa, esses campos podem ser deixados sem preenchimento.

Por fim, podemos definir os percentuais de horas extras para os dias de descanso e feriados.
Para os campos "Sábado", "Domingo" e "Feriado", somente é necessário informar os percentuais de adicional que vão incidir caso ocorra trabalho.

Já o campo "Dias Uteis (2ª - 6ª)" está mais relacionados a empresas que possam possuir jornadas de trabalho com jornadas que possuem Dias de Descanso variáveis, podendo esses cair em dias uteis. Caso esse cenário ocorra para a sua empresa, é possível definir qual o percentual de adicional que deve incidir, caso o colaborador trabalhe no seu dia de descanso.

Caso esse cenário não faça sentido para a sua empresa, esse campo pode ser deixado sem preenchimento.

Após o preenchimento de todos os campos relacionados a Jornada de Trabalho que está sendo parametrizada, é necessário salvar a mesma, para que então ela fique disponível para ser vinculada posteriormente aos colaboradores no momento do cadastro.

Feito isso, a parametrização da sua Jornada de Trabalho está realizada, caso necessário o mesmo procedimento pode ser feito novamente para a inclusão de novas jornadas de trabalho.