Neste artigo, você irá descobrir como cadastrar seus Equipamentos no RDObras.
▶️ A seguir, você poderá visualizar um vídeo demonstrando o cadastro de equipamentos no RDObras!
Acessando o módulo "Equipamentos"
O primeiro passo é acessar o menu lateral do sistema e então selecionar a aba "Equipamentos".

Cadastrando Equipamentos Próprios
Para cadastrar seus equipamentos próprios o primeiro passo é acessar a aba "Próprios" e então clicar no botão “+” no canto inferior direito e selecionar Novo Equipamento.

Feito isso, a tela de cadastro será carregada e então podemos iniciar o preenchimento das informações necessárias.
Integração com Centros de Custo do Omie
A integração com Centros de Custo do Omie é recomendada para equipamentos maiores, como por exemplo equipamentos de linha amarela e veículos, pois estes são equipamentos que podem gerar custos de manutenção maiores após o uso em vários projetos.
Ao associar os equipamentos a Centros de Custos os custos de manutenção que podem ocorrer ficam associados ao próprio equipamento e não apenas à última obra onde este equipamento foi usado, assim evitando que custos indevidos sejam gerados ao projeto.
Para associar um centro de custo a um departamento do Omie é necessário ir até o botão "Conectar".

E então, posteriormente, buscar pelo centro de custo que deve ser associado ao equipamento que está sendo cadastrado.

Dados do Equipamento
Seguindo é o momento de adicionar as informações referentes ao equipamento, como por exemplo:
-
Descrição.
-
Data de aquisição.
-
Placa ou referência.
-
Grupo (o campo grupo é utilizado para definir de forma macro o tipo do seu equipamento, por exemplo: Retroescavadeiras porte médio; Esmerilhadeiras).
-
Uso mínimo e máximo por dia (esse campo é utilizado para definir limites de uso e então evitar erros de preenchimento nos diários de obra).
-
Uso inicial e final nos diários (esse campo pode ser definido como "Sim" para casos onde faz sentido acompanhar a variação de uso ao longo do dia, como por exemplo em Equipamentos controlados por Horímetro ou Odômetro).
-
Descrição adicional (caso no registro do equipamento seja necessário contemplar demais informações não preenchidas anteriormente).

Definindo Custos do Equipamento
Por fim chegamos aos campos responsáveis pelo calculo do custo gerencial que os seus equipamentos vão gerar para o projeto, quando apontados no diário de obras. Aqui vamos informar custos de depreciação e custos de manutenção relacionados ao equipamento.
Para o custo de depreciação o RDObras possui uma calculadora interna, que pode ser utilizada para ajudar a chegar em um valor médio de depreciação do equipamento. Para acessar a calculadora é necessário clicar em "+ calcular".

Ao acessar a calculadora, a seguinte tela será carregada, onde deverá ser inserido os dados do equipamento. Os dados necessarios são:
-
Valor de Aquisição.
-
Valor residual (caso possua).
-
Vida útil.
-
Utilização por turno.
-
Quantidade de turnos.

A partir dessas informações o próprio RDObras irá calcular um custo médio mensal do equipamento e também um custo relacionado a unidade de medida adotada para o equipamento, informações que serão utilizadas para o calculo do custo gerencial do equipamento.
Em relação ao custo de manutenção apresentado pelo equipamento, deve ser informado um valor médio gasto com manutenções, de acordo com a unidade de medida adotada.

Sendo assim, a partir dos dados inseridos para custo de depreciação e custo de manutenção, o sistema calculará automaticamente o custo total unitário, sendo esse o valor utilizado para o calculo do Custo gerencial que o equipamento está gerando para a obra na qual ele está alocado.
Cadastrando Equipamentos Locados
Para cadastrar seus equipamentos locados o primeiro passo é acessar a aba "Locados" e então clicar no botão “+” no canto inferior direito e selecionar Novo Equipamento.

O processo de cadastro é semelhante ao dos equipamentos próprios, possuindo as seguintes diferenças:
-
Não é possível associar um centro de custo.
-
Os campos para custos de depreciação e manutenção não são exibidos.
Isso ocorre pois os custos relacionados a equipamentos locados virão da fatura de locação emitida pelo seu fornecedor.
Sendo assim, o cadastro de equipamentos locados é feito exclusivamente para monitorar o trabalho do equipamento por meio dos Diários de Obra, não gerando custos gerenciais para o seu projeto.