Neste artigo, você vai aprender como criar um Plano de ação no RDObras
▶️ A seguir você poderá visualizar um vídeo demonstrando como criar um plano de ação no RDObras!
O plano de ação é uma forma de organizar o planejamento periódico da sua obra, definindo quais serviços, equipes e equipamentos estarão alocados em determinado período.
Como acessar os planos de ação
O primeiro passo é acessar através do menu lateral a aba "Projetos" e em seguida selecionar o projeto para o qual o plano de ação deve ser criado.

Após acessar o projeto, é necessário ir até a guia "Planejamento" e então selecionar a aba "Planos de ação".

Criando um novo plano de ação
Para criar um novo plano de ação, o primeiro passo é ir até o botão "+" no canto inferior direito da tela e então selecionar a opção "Registrar plano de ação".

Feito isso, a seguinte tela será carregada, onde vamos definir algumas informações sobre o plano de ação que está sendo criado, como por exemplo o período, descrição, usuários responsáveis, colaboradores e equipamentos apropriados e itens da sua EAP que fazem sentido para o período definido.

Para o preenchimento das informações, o primeiro passo é definir o período relacionado ao plano de ação através dos campos Data de Inicio e Data de termino e a descrição relacionada ao plano de ação.

Posteriormente é o momento de definir o usuário responsável pelos apontamentos que serão realizados no Diários de obras, fazendo a seleção através do campo "Qual usuário será responsável por criar o Relatório Diário de Obra (RDO)?".

Seguindo, passamos para a apropriação de mão de obra, onde podemos selecionar a equipe responsável pelas atividades a serem realizadas no período do plano de ação. Todos os colaboradores cadastrados para a equipe selecionada serão exibidos automaticamente, mas é possível remover ou adicionar membros. Caso necessário, você pode incluir outras equipes também.

Em seguida podemos realizar a apropriação dos equipamentos que estarão disponíveis no período anteriormente definido no seu canteiro de obras.

E por fim, é o momento de definir os serviços que estão previstos para serem executados no período definido. O sistema traz automaticamente todos os serviços da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e então é necessário apenas selecionar os serviços que realmente serão executados no período.
Quando fazemos essa definição dos serviços, somente os serviços selecionados no plano de ação serão exibidos posteriormente durante o preenchimento do diário de obras, assim evitando confusão e garantindo que somente os serviços relevantes para o período definido apareçam no diário de obras.

Feito esse processo, o seu plano de ação estará pronto e disponível para seleção nos diários de obra.