Principal Operação Como Criar um Relatório Diário de Obra (RDO) no RDObras

Como Criar um Relatório Diário de Obra (RDO) no RDObras

Última atualização em Aug 22, 2025

Neste artigo, você vai aprender como criar e acompanhar os seus diários de obra no RDObras.

▶️ A seguir você poderá visualizar um vídeo demonstrando como criar um Relatório Diário de Obra no RDObras!

O Relatório Diário de Obra (RDO) é um dos principais recursos do RDObras para registrar o andamento da sua obra de forma organizada e gerar informações de custo e produtividade.

Como acessar os diários de obras

O primeiro passo é acessar através do menu lateral a aba "Projetos" e em seguida selecionar o projeto para o qual o diário de obras deve ser criado.

Após acessar o projeto, é necessário ir até a aba "Diários".

Criando um novo Diário de Obras

Para criar um novo diário de obras, o primeiro passo é ir até o botão "+" no canto inferior direito da tela e então selecionar a opção "Registrar Diário".

Feito isso, a seguinte tela será carregada, onde primeiramente vamos definir a Data do relatório, o Plano de ação que deve se associar ao Diário e caso necessário a equipe referente ao registro que será realizado.

Após esse preenchimento inicial, podemos clicar em "Iniciar Preenchimento", para então seguir com as informações diárias da sua obra.

O primeiro preenchimento a se realizar é relacionado aos detalhes do dia, ou seja, informar se esse registro está relacionado ao período diurno ou noturno e também informar se o dia é ou não um feriado.

Além disso também podemos fazer o preenchimento referente as condições climáticas do dia, informando se o período foi praticável ou não e também como estava o clima (limpo, nublado ou chuvoso).

O próximo passo é o apontamento referente as atividades executadas no dia. Aqui vamos informar os quantitativos executados de acordo com o plano de ação selecionado. De acordo com esse preenchimento, o sistema mostra a evolução em barras de progresso e alerta em caso de estouro de atividade.

Caso necessário, é possível apropriar mão de obra e equipamentos diretamente em cada atividade, para assim definir também a produtividade da sua equipe.

Seguindo temos o apontamento referente a sua mão de obra apropriada. Aqui conseguimos registrar os horários de entrada e saída dos colaboradores, para que então o sistema calcule de forma automática as horas normais e extras conforme parametrização feita anteriormente na modulo "Mão de obra".

Além disso, também é possível definir a situação para cada colaborador, considerando presenças, ausências, e faltas.

Quando definida a ausência para um colaborador, o mesmo irá continuar gerando custos para a sua empresa, pois o sistema entende como algo justificado. Entretanto, quando é definida a falta para o colaborador, o mesmo não gera custo para o projeto para esse dia, pois considera-se como uma falta injustificada.

Um outro ponto importante e que é possível apropriar colaboradores extras apenas para aquele dia, diretamente do diário de obras, clicando no botão "Apropriar".

Além disso, também é possível registrar ocorrências ou eventos diretamente ao colaborador, para que você possua registros em relação a todos os possíveis acontecimentos da jornada de trabalho.

Posteriormente chegamos ao apontamento de uso dos seus equipamentos. Aqui conseguimos realizar o apontamento de acordo com a unidade de medida adotada anteriormente, no modulo "Equipamentos", no cadastro de cada equipamento. Para que então o sistema gere os custos de utilização de forma automática.

Além disso, também é possível apropriar equipamentos extras apenas para o dia do registro do diário, diretamente do diário de obras, clicando no botão "Apropriar".

Um outro ponto importante e que também é possível registrar ocorrências ou eventos diretamente ao seu equipamento, para que você possua registros em relação a todos os possíveis acontecimentos do dia.

Seguindo temos uma aba para registros gerais, onde você conseguirá visualizar todas as ocorrências e eventos registrados anteriormente no seu diário. Além de poder adicionar ocorrências, eventos ou comentários gerais da obra.

Um próximo passo referente ao preenchimento do diário de obras seria a inclusão de arquivos em PDF e fotos. Quando o diário é acessado através do celular, é possível tirar fotos diretamente da câmera ou selecionar da galeria.

E então, após todo o preenchimento estar concluído, chegamos a situação do diário, sendo as possíveis opções:

  • Preenchendo (quando o diário ainda pode receber modificações pelo apontador);

  • Para aprovação (quando o diário está concluído e foi enviado para aprovação do responsável);

  • Reprovado (diário que não foi aprovados pelo responsável e necessita de revisão);

  • Aprovado (diário que foi aprovado e está pronto para ser medido).

Após o registro do diário, o avanço físico da obra é atualizado automaticamente conforme as informações preenchidas.

Na aba Planejamento ao selecionar Avanços, é possível visualizar a evolução dos serviços.

Pronto! Agora você já sabe como registrar e acompanhar um Relatório Diário de Obra (RDO) dentro do RDObras.