Principal Operação Como realizar Movimentações de Estoque no RDObras

Como realizar Movimentações de Estoque no RDObras

Última atualização em Aug 22, 2025

Neste artigo, você irá descobrir como funcionam as requisições de movimentação de estoque no RDObras e como realizar esse processo na prática.

▶️ A seguir você poderá visualizar um vídeo demonstrando realizar esse processo no RDObras!

Como funciona o processo de movimentações de estoque

As requisições de movimentação de estoque seguem um fluxo simples:

1 - A solicitação é realizada pelo seu canteiro de obras, podendo ser do tipo entrada, quando o canteiro solicita itens ou do tipo retorno quando o canteiro precisa devolver itens que sobraram.

2 - Após ser feita a solicitação ela passa por uma classificação, para ser encaminhada ao seu setor de estoque.

3 - O setor de estoque analisa a solicitação e então encaminha a mesma para aprovação.

4 - Após a aprovação, a movimentação é realizada e então registrada e integrada ao Omie.

5 - Os itens requisitados ficam disponíveis no estoque da obra para posteriormente serem consumidos nos diários de obra.

Criando uma requisição de movimentação de estoque

Como as requisições na maioria das vezes vão nascer de um projeto, o primeiro passo é acessar o aba "Projetos" através do menu lateral e então acessar o projeto desejado.

Após acessar o projeto, é necessário ir até a aba "Requisições".

Para criar uma nova requisição, o primeiro passo é ir até o botão "+" no canto inferior direito da tela e então selecionar a opção "Nova Requisição".

Feito isso, a seguinte tela será carregada, onde vamos definir o tipo do movimento, entre Entrada e Retorno .

Após essa definição vamos então informar os produtos/serviços que estão sendo requisitados, clicando no botão Adicionar Produto/Serviço.

Feito isso, a seguinte tela será carregada, onde os produtos e serviços necessários poderão ser informados para então ser encaminhados ao setor de estoque.

Aqui iremos precisar definir para qual Etapa da Estrutura Analítica o item está sendo requisitado, além de informar se esse item está sendo requisitado para o projeto, equipamento ou mão de obra. Por fim, podemos pesquisar pelos produtos/serviços necessários.

Após essas definições serem preenchidas, podemos então confirmar e então salvar, para que a requisição seja encaminhada ao seu time de Estoque.

Acompanhando uma requisição de Movimentação de estoque

Para que seja possível acompanhar uma requisição de movimentação de estoque, o primeiro passo é acessar através do menu lateral a aba "Requisições".

Aqui vamos visualizar o kanban de requisições de estoque, para que então seja possível dar sequencia com os itens requisitados.

Na etapa 1.Classificação, defina que a requisição será atendida pelo Estoque acessando o kard referente a requisição e alterando sua escolha. Feito isso, podemos salvar e então seguir com a requisição para a etapa 2.Análise do Estoque.

Na etapa 2.Análise do Estoque, é o momento de analise referente a solicitação, ou seja, validar se faz sentido a retirada desses itens do estoque para que então a mesma possa ser encaminhada para a etapa 3.Aprovação.

Na etapa 3.Aprovação é o momento do aprovador conferir a solicitação, caso não esteja correta, o mesmo pode reprovar informando o motivo e caso esteja tudo certo, basta aprovar a requisição.

Após a aprovação ser realizada, a requisição será movida para a Etapa 4.Aprovado, onde a mesma será integrada ao Omie, para que o movimento de estoque seja realizado.

Se houver algum erro de integração, o sistema exibirá uma mensagem informando o produto, para que seja corrigido.

Ao permanecer na Etapa 4.Aprovado, a sua movimentação de estoque será realizada.

Dentro do projeto, na aba insumos, será possível visualizar o item requisitado, o saldo atualizado e o histórico de movimentações, ao clicar no "i".

O consumo dos itens em estoque é registrado através dos diários de obras, ou seja, ao informar o consumo diário, o estoque é atualizado automaticamente.

Pronto! Agora você já sabe como funcionam as requisições de estoque no RDObras e como acompanhar todo o processo, desde a solicitação até o consumo na obra.